Por Gustavo da Silva Bataglia
"A
gestão de pessoas, cada vez mais, tem aumentado sua parcela de contribuição
para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Desta forma, os líderes
possuem um grande papel dentro das organizações, pois são eles os responsáveis
por gerir os principais recursos, que são as pessoas" (Goes et al., 2014).
Segundo Chiavenato (2005), as pessoas são os principais recursos das
organizações, porque são elas que agem e decidem muitas coisas em seu nome.
Dentre
alguns aspectos que são essenciais para uma boa gestão de pessoas podemos citar
algumas competências que devem ser exercidas pelos líderes, como: conseguir
fazer com que as pessoas se sintam incluídas e importantes para o grupo; saber
o momento de delegar algumas decisões ao grupo gerido, dando-lhes mais
liberdade e autonomia; serem bons ouvintes; e mostrar reconhecimento pelo
trabalho de seus colaboradores.
Desse
modo a gestão de pessoas segundo Chiavenato(2006), representa todas aquelas
coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas
coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou que
alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na
organização.
TIPOS DE LÍDERES
Ainda
segundo Chiavenato(2005) existem três formas de liderança, com características
diferentes, conforme a tabela abaixo:
Como
podemos ver na tabela, pequenas alterações no comportamento e posicionamento do
líder pode influenciar a sua forma de atuação, e por consequência as atividades
desempenhadas pelos seus subordinados. De certo modo temos dois extremos a
autocrática e a liberal, e a democrática que seria um meio termo em relação aos
outros dois, e talvez, justamente por buscar esse equilíbrio entre uma
liderança muito liberal e uma muito autoritária, a forma democrática seja
aquela mais procurada pelas empresas e aquela mais aceita pelos subordinados,
uma vez que propicia a participação de todos em algumas decisões e estes se
sentem realmente parte do projeto da empresa, proporcionando um maior
engajamento de todos para alcançar os objetivos.
Portanto
vemos que "[...]O líder deve ser um formador de pessoas, gerando
crescimento e oportunidades para seus liderados."(GOES, 2014). Devido a
isso o líder tem sempre que buscar novos conhecimentos e buscar se aprimorar na
sua função, uma vez que o desempenho e crescimento de seus liderados está
diretamente relacionada a sua boa atuação como líder dessa equipe.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO,
I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo:
Atlas, 2006.
CHIAVENATO,
I. Gerenciando com pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de
pessoas. Rio de Janeiro, Elsevier,
2005.
GOES,
G. A.; LOPES FILHO, J. G. A liderança para gestão de pessoas: o líder que as empresas
procuram. Araçatuba: CONVIBRA, 2014.
SILVA,
J. O líder e os desafios de gerir pessoas. Disponível em <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/o-lder-e-os-desafios-de-gerir-pessoas/>.
Acesso em 29 de dezembro de 2017.
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