domingo, 29 de outubro de 2017

PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DE PESSOAS

 Por Gustavo da Silva Bataglia

"A gestão de pessoas, cada vez mais, tem aumentado sua parcela de contribuição para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Desta forma, os líderes possuem um grande papel dentro das organizações, pois são eles os responsáveis por gerir os principais recursos, que são as pessoas" (Goes et al., 2014). Segundo Chiavenato (2005), as pessoas são os principais recursos das organizações, porque são elas que agem e decidem muitas coisas em seu nome.
Dentre alguns aspectos que são essenciais para uma boa gestão de pessoas podemos citar algumas competências que devem ser exercidas pelos líderes, como: conseguir fazer com que as pessoas se sintam incluídas e importantes para o grupo; saber o momento de delegar algumas decisões ao grupo gerido, dando-lhes mais liberdade e autonomia; serem bons ouvintes; e mostrar reconhecimento pelo trabalho de seus colaboradores.
Desse modo a gestão de pessoas segundo Chiavenato(2006), representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização.

TIPOS DE LÍDERES

Ainda segundo Chiavenato(2005) existem três formas de liderança, com características diferentes, conforme a tabela abaixo:


Como podemos ver na tabela, pequenas alterações no comportamento e posicionamento do líder pode influenciar a sua forma de atuação, e por consequência as atividades desempenhadas pelos seus subordinados. De certo modo temos dois extremos a autocrática e a liberal, e a democrática que seria um meio termo em relação aos outros dois, e talvez, justamente por buscar esse equilíbrio entre uma liderança muito liberal e uma muito autoritária, a forma democrática seja aquela mais procurada pelas empresas e aquela mais aceita pelos subordinados, uma vez que propicia a participação de todos em algumas decisões e estes se sentem realmente parte do projeto da empresa, proporcionando um maior engajamento de todos para alcançar os objetivos.
Portanto vemos que "[...]O líder deve ser um formador de pessoas, gerando crescimento e oportunidades para seus liderados."(GOES, 2014). Devido a isso o líder tem sempre que buscar novos conhecimentos e buscar se aprimorar na sua função, uma vez que o desempenho e crescimento de seus liderados está diretamente relacionada a sua boa atuação como líder dessa equipe.



REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
CHIAVENATO, I. Gerenciando com pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.
GOES, G. A.; LOPES FILHO, J. G. A liderança para gestão de pessoas: o líder que as empresas procuram. Araçatuba: CONVIBRA, 2014.

SILVA, J. O líder e os desafios de gerir pessoas. Disponível em <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/o-lder-e-os-desafios-de-gerir-pessoas/>. Acesso em 29 de dezembro de 2017.

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