Por Letícia Mendes de Lima
Atualmente, a Estratégia da Saúde da Família
(ESF) ocupa uma posição central na rede de atenção à saúde em nosso país, sendo
a porta de entrada para o sistema de saúde e atendendo grande parte da demanda em
saúde da população. Nas unidades da ESF trabalha uma equipe multidisciplinar
composta por, no mínimo, um médico generalista, profissionais de enfermagem e
agentes comunitários de saúde. A boa comunicação entre os membros da equipe de
saúde da família é essencial para o bom desempenho do serviço prestado à
população.
Além disso, um dos pilares da ESF é o vínculo
formado entre a equipe e o usuário e esse vínculo só pode ser construído quando
profissionais da saúde e usuário se comunicam de forma eficaz, visto que a
comunicação é a base das relações humanas. O profissional da saúde deve se
esforçar para entender o usuário e se fazer entendido por ele, pois se um
paciente não entende aquilo que lhe é dito durante uma consulta, ou entende de
forma equivocada, isso tem como consequência a não adesão ao tratamento,
comprometendo a eficácia do serviço prestado, deixando, assim, profissionais e
usuários frustrados e insatisfeitos. Entre profissionais de saúde e usuário, e
até mesmo entre membros da própria equipe, pode haver ainda diferenças de
níveis educacionais, socioeconômicos e culturais, o que pode implicar em
problemas na comunicação, por isso os profissionais da saúde devem ser bons
comunicadores a fim de conseguirem superar esses obstáculos.
Como estudantes do segundo ano do curso de medicina, uma das maiores dificuldades que encontramos na relação com os usuários dos serviços de saúde com os quais temos contato está relacionada à comunicação, pois comunicar-se bem, visando atingir um determinado objetivo, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom inato, mas algo que pode ser praticado e aprendido.
Como estudantes do segundo ano do curso de medicina, uma das maiores dificuldades que encontramos na relação com os usuários dos serviços de saúde com os quais temos contato está relacionada à comunicação, pois comunicar-se bem, visando atingir um determinado objetivo, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom inato, mas algo que pode ser praticado e aprendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário