domingo, 10 de dezembro de 2017

PLANEJAMENTO E PRINCÍPIOS DE QUALIDADE APLICADOS AOS SISTEMAS DE SAÚDE

Por Letícia Mendes de Lima

Para que qualquer instituição atinja suas metas e preste serviços de qualidade é fundamental que seus líderes façam um planejamento e que seus colaboradores executem suas atividades de forma sincronizada. Nos serviços de saúde isso não é diferente, é essencial que as equipes elaborem um planejamento a curto e a longo prazo levando em consideração os valores que norteiam aquele serviço, sua missão, que seria seu compromisso dentro da rede de atenção à saúde e sua visão, que indica onde aquele serviço quer chegar.
Para atingir determinados padrões de qualidade é essencial que os serviços façam a gestão da qualidade, melhorando o seu desempenho. Na gestão de qualidade em saúde podem ser utilizadas algumas ferramentas descritas a seguir:

1.    Folha de verificação: é utilizada para coletar dados e permite tomar decisões baseadas em fatos. Ex.:



2.    Diagrama de Pareto: Ressalta a ordem de importância dos problemas ou de suas causas, permitindo priorizá-los.  



FONTE: Blog Gestão de Segurança Privada

3.    Diagrama de causa e efeito: possibilita identificar as possíveis causas de um determinado problema ou efeito.



FONTE: Marketing futuro

4.    Matriz GUT: G (gravidade); U (urgência) e T (tendência). Utilizada para priorizar problemas a serem tratados.


FONTE: Artsoft sistemas

5.    Matriz SWOT ou FOFA: utilizada para entender o ambiente no qual uma organização está inserida e planejar o seu futuro.


FONTE: Treasy – Planejamento e controladoria

6.    5W3H: elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo.


  
FONTE: Ishikawa nursenavi
When – Quando; Where – Onde; Who – Quem; What – O Que; Why – Por que; How Much – Quanto; How – Como; How Many – Quantos.

7.    5S: Ajuda o serviço a criar a cultura da disciplina, reduzindo o desperdício de recursos e espaço.



FONTE: Engetref

8.    PDCA: visa controlar e melhorar os processos de forma contínua.


FONTE: Portal Administração

9.    BSC (Balanced Scorecard): permite avaliar a performance do serviço.




Fonte: Portal Administração


Referências:

https://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/diagrama-ou-grafico-de-pareto-conceito/
http://marketingfuturo.com/diagrama-de-causa-e-efeito-ou-diagrama-espinha-de-peixe/
http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/matriz-g-u-t
http://www.portal-administracao.com/2014/08/ciclo-pdca-conceito-e-aplicacao.html
https://www.engetref.com.br/5s/5s-diagrama-2/
https://ishikawa-nursenavi.com/contents/nurse/hrs.html

https://www.treasy.com.br/blog/matriz-swot-analise-swot-matriz-fofa

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