domingo, 21 de janeiro de 2018

LEAN HEALTHCARE

Por Paula Martins Ribeiro

O Lean Healthcare é utilizado atualmente como uma ferramenta efetiva de gestão hospitalar. Devido ao fato de os serviços hospitalares apresentarem altos custos em equipamentos, infraestrutura e recursos humanos, surgiu-se a necessidade de aplicar uma nova filosofia, a chamada filosofia Lean, para reduzir os onerários desnecessários da prestação de serviços em saúde. Dessa maneira, tal filosofia visa a produção enxuta dos serviços e, quando associada a uma gestão de qualidade e a bons níveis de acreditação hospitalar, reduz desperdícios relacionados à produção e ao Lead Time, que é o tempo necessário para cada tipo de atuação em saúde.
Podemos observar que a filosofia Lean foi implementada inicialmente no modelo de produção de carros pela empresa Toyota, no passado, com a finalidade de atender apenas as demandas do mercado, com a produção especial voltada às necessidades do cliente, objetivando flexibilidade, e redução de custos. Este modelo foi trazido para os serviços de saúde, os quais possuem a produção simultânea ao consumo, permitindo uma produção enxuta no sentido de adquirir um alto nível de satisfação dos clientes, uma alta produtividade, uma ótima confiança dos clientes, com rápida solução de problemas e flexibilidade em relação aos múltiplos perfis de pacientes e seus respectivos acometimentos em saúde.
Vemos ainda que esta filosofia é funcional na medida em que determina o segmento de alguns princípios. Entre eles, podemos destacar a determinação dos valores para o cliente, ou seja, o quanto um paciente está disposto a pagar pelos serviços oferecidos, de acordo com suas prioridades; a identificação dos fluxos de valores do processo de trabalho, que dizem respeito a agregação ou não de valores para o paciente; a implantação de fluxos contínuos de produção, que visam a redução de pausas, estoques, filas de espera e outros fatores que oneram o sistema; a produção puxada, que consiste na produção de apenas o que será consumido pelo paciente; a melhoria contínua da produção dos serviços, com o constante aperfeiçoamento dos profissionais e da gestão que os envolve; e a gestão voltada para pacientes internos do hospital, adequando-se às necessidades individuais de cada demanda.
Ainda sobre os fluxos de valores do trabalho médico, podemos classificar as atividades em Atividades que Agregam Valor, as quais trazem amplos benefícios aos clientes; Atividades Necessárias que Não Agregam Valor, que são alguns procedimentos técnicos que não trazem vantagens efetivas aos pacientes, mas que são necessárias para o processo de trabalho, tais como os documentos burocráticos e o preenchimento de prontuários e formulários; e as Atividade que Não Agregam Valor, que são atividades dispendiosas, que deverão ser reduzidas e se possível eliminadas do processo de trabalho em saúde, tais como atrasos na entrega de laudos, filas de espera para cirurgias e exames, entre outros problemas hospitalares.
Dessa maneira, o Lean Healthcare visa a melhoria de todas as etapas em que se dá a produção dos serviços de saúde, buscando a redução constante de desperdícios, otimizando o tempo e eliminando processos dispendiosos que acabam por reduzir os níveis de acreditação hospitalar. Além disso, essa filosofia é voltada para uma gestão de custos mais proveitosa para a empresa, bem como para o oferecimento de um serviço mais fluente e acordado às necessidades individuais de cada paciente.
Vemos, na prática, que muitos hospitais buscam se adequar à esta situação ideal de produção de serviços em nível terciário. No entanto, muitas barreiras como a superprodução, defeitos de produção e de fluxo dos serviços, inventários desnecessários, processamentos inapropriados, transportes e movimentações excessivos e filas de espera ainda consistem em problemas a serem reduzidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de Campo referente à aula sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da disciplina de gestão que ocorreu na Unifal em Alfenas - MG

Por Mayara Brum Lupi Magalhães         No dia xx/xx/xxxx às 13h: 30min a turma se reuniu para uma aula ministrada pela professora Mar...