domingo, 21 de janeiro de 2018

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO EM SAÚDE

Por Mayara Brum Lupi Magalhães

Com o intuito de promover medidas mais assertivas capazes de agradar os clientes, ao mesmo tempo em que sejam menos dispendiosas financeiramente, os serviços de saúde passaram a incorporar os conceitos de gestão de qualidade na sua rotina de atuação.
Com isso, dentre outras medidas, as instituições instituíram sistemas de avaliação e monitoramento frequente dos indicadores de saúde. Esse fato ocorre, uma vez que, a qualidade é uma responsabilidade ética e social de todas as instituições, principalmente as pertencentes ao setor da saúde. 
Dentro desse contexto, é de suma importância destacar as definições de avaliação e monitoramento, tendo em vista que são muitos indivíduos possuem dificuldades de diferenciá-los. Assim, a avaliação contínua dos trabalhos realizados permite as instituições altere sua configuração, de forma a alcança as metas de qualidade estabelecidas. Por outro lado, monitoramento está relacionado a confrontar o desempenho alcançado com o planejado, ou seja, verificar se os últimos foram alcançados.
Para que o gestor seja capaz de ter uma visão da real situação do serviço, é imprescindível que os indicadores forneçam informações objetivas e subjetivas em relação ao seu funcionamento. Isso ocorre, uma vez que a opinião das pessoas que fazem parte da dinâmica de um serviço, não fornece subsídio para a identificação para a elaboração de planos de ação satisfatórios que permitem alteração da realidade.
Diante disso, ao evidenciar situações que não são mostradas pela apresentação isolada de um dado, os indicadores da saúde são ferramentas que permitem a adequada avaliação e a monitorizarão do cuidado direcionado ao cliente. Assim, é necessário garantir a sua qualidade, que apenas é mantida pela verificação contínua da coerência dos dados e repasse, dos mesmos, aos setores de interesse. Somente de tal forma, os indicadores possibilitarão a identificação, análise e solução de um problema.
Tendo em vista que, a proposta do SUS (Sistema único de Saúde) de prestar uma assistência integral capaz de ver o cliente dentro do seu contexto familiar e social, a utilização de indicadores gerais restringem a realização dessa proposta. Dessa forma, para a melhor caracterização da população adscrita é imprescindível que indicadores de desigualdades e iniqüidades, de determinantes da saúde, de ações entre setores, culturais, ambientais e de participação social sejam acrescentados na avaliação e monitoração.
Logo, a avaliação e monitoramento dos indicadores de saúde é uma das principais ferramentas que auxiliam os gestores na tomada de decisão; Sendo, portanto, sua implementação essencial para o fornecimento de serviços de qualidade capazes de suprir a demanda dos clientes, ao mesmo tempo em que permite a sustentabilidade financeira do sistema.


Referências

CRUZ, Marly Marques da. Avaliação de Políticas e Programas de saúde: contribuições para o debate. In Mattos, R. A.; Baptista, T. W. F. Caminhos para análise das políticas de saúde [versão online], p.180-198, 2011. Disponível em www.ims.uerj.br/ccaps.
CRUZ, Marly Marques da; REIS, Ana Cristina. Monitoramento & Avaliação como uma das funções gestoras do Sistema Único de Saúde. In: Qualificação de Gestores do SUS p. 415-426, 2ª ed. Rio de Janeiro, 2011.
RIGHI, Angela Weber; SCHMIDT, Alberto Souza; VENTURINI, Jonas Cardona. Qualidade em Serviços Públicos de Saúde: Uma Avaliação da Estratégia Saúde da Família. Revista Produção Online, v.10, nº 3, Setembro, 2010.

BERNARDO L. A.; WALDRICH O. M. Avaliação e Monitoramento do Sistema de Saúde através de Indicadores de Qualidade Lisiana Aparecida Bernardo 1 Odila Maria Waldrich. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/Lisiana-Aparecida-Bernado.pdf>. Acesso em 08 de janeiro.

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