domingo, 10 de dezembro de 2017

GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

Por Gustavo da Silva Bataglia

         A busca por uma gestão de qualidade em saúde e, consequentemente, pela acreditação hospitalar tem sido o foco da maioria dos hospitais do Brasil e também do mundo todo, principalmente entre as instituições privadas, porém também tem crescido o interesse das instituições públicas por essa área. A partir disso, podemos reconhecer a importância da gestão de qualidade em saúde em vista da melhor relação custo-benefício para a instituição prestadora do serviço e também para os pacientes.
         De certo modo, a gestão de qualidade em saúde se faz como um meio para alcançar a acreditação hospitalar, e também como uma forma de sustentação da acreditação hospitalar pela instituição, que deve ser avaliada continuamente. Portanto, a gestão da qualidade em saúde está diretamente relacionada com a capacidade da instituição em sustentar as melhores práticas na gestão assistencial e administrativa.
         A importância da gestão de qualidade em saúde pode se justificar pelo fato de que com os avanços alcançados na área da saúde, os custo para as instituições manterem-se com uma assistência qualificada e com capacidade de investir e ampliar o seu mercado aumentaram consideravelmente. Dessa forma, é preciso que todos os profissionais da instituição, sejam eles administrativos ou assistenciais, estejam envolvidos no processo de gestão de qualidade e dispostos a discutirem os processos executados, as posturas e expectativas, para buscarem o melhor custo-benefício para cada processo de prestação de serviço, como foco na padronização e melhoria contínua dos processos de trabalho na prestação de serviço aos clientes.
         Sendo assim, é fato que a acreditação hospitalar está intimamente ligada ao processo de gestão da qualidade em saúde, de modo que as instituições que optam por passar por um processo de acreditação alcançam maior êxito na gestão da qualidade em saúde. Dentro desse tema, vários artigos têm buscado relacionar vantagens e dificuldades(Figura 1) a respeito da acreditação hospitalar a partir da visão dos gestores e também dos profissionais de saúde ligados mais diretamente a prestação dos serviços.


         De acordo com a opinião dos gestores, "[...] as vantagens advindas da Acreditação hospitalar se relacionam com a melhoria da qualidade do gerenciamento e também, da assistência ao usuário"(CAMPOS DE OLIVEIRA, 2016). Dentre as principais vantagens citadas pelos profissionais temos: a facilitação do processo de gerenciamento, maior padronização e mapeamento dos processos, melhoria contínua do processo de trabalho, minimização dos erros e também melhor enfrentamento de acontecimentos adversos inerentes do atendimento assistencial a pacientes com a s mais variadas demandas.
         Contudo, a manutenção contínua da gestão da qualidade em saúde é um processo que demanda empenho de todos envolvidos com a instituição, pois devem ser seguidos protocolos e melhorados quando necessários, dependendo muitas vezes da autodisciplina dos profissionais. Desse forma, alguns artigos também têm abordado aspectos relacionados à dificuldade da obtenção e da manutenção da acreditação hospitalar, com destaque para a dificuldade em quebrar paradigmas dos profissionais, sendo que esse aspecto envolve uma mudança de hábitos e de cultura, e além disso os gestores destacam como dificuldade a alta rotatividade dos profissionais da área da saúde, pois isso impacta na organização e padronização dos processos de trabalho e da assistência ao paciente, demandando maior trabalho por parte dos gestores para implementar melhorias contínuas e promover a mudança de hábitos de cada profissional.


Referências:

         - Gestão de qualidade: garantia de acreditação hospitalar. Disponível em: <http://www.mv.com.br/pt/blog/gestao-da-qualidade--garantia-de-acreditacao-hospitalar>. Acesso em 09/12/2017.
         - CAMPOS DE OLIVEIRA, João Lucas; MISUE MATSUDA, Laura. Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: A voz dos gestores da qualidade. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 20, n. 1, 2016.
         - BONATO, Vera Lucia. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. Mundo Saúde. São Paulo (SP), v. 35, n. 5, p. 319-31, 2011.


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